DEV Community

Leticia @levxyca for Feministech

Posted on

Tecnologia, comunicação e pessoas: descubra o papel de uma pessoa Tech Community Manager.

Para começar... Um pouco sobre a minha trajetória 💭

No início de 2024, fiz uma migração de carreira de desenvolvedora de software para Tech Community Manager. Desde então, percebi que muitas pessoas que me acompanham não sabem exatamente o que faz uma pessoa Tech Community Manager na prática.

Apaixonada por tecnologia, comunicação e educação, busco constantemente aprender, compartilhar e ensinar sobre tech através de diversos meios, incluindo lives, palestras, eventos, vídeos, artigos, podcasts e mídias sociais.

Imagem da Leticia @levxyca segurando um microfone

Minha história como dev e criadora de conteúdo tech 🖥️

A iniciação no mundo da tecnologia

No segundo semestre de 2019, ingressei na Universidade Tecnológica Federal do Paraná para cursar Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Logo percebi a necessidade de compartilhar minha rotina como estudante de desenvolvimento e, por isso, criei uma conta no Twitter onde postava minhas atividades diárias, tarefas do curso e outros assuntos relacionados à tecnologia e programação. Essa foi minha primeira experiência criando conteúdo nessa área.

Com a chegada da pandemia em 2020, as aulas na universidade foram suspensas. Com mais tempo livre, decidi começar a estudar front-end. Em paralelo, comecei a fazer live coding e compartilhar todo o meu processo de aprendizagem e evolução em várias redes sociais.

Envolvimento com comunidades

Apesar de ter feito a migração de carreira em 2024, estou envolvida com comunidades há 4 anos. Sou cofundadora de algumas comunidades que participo, como a Feministech. Esse envolvimento me ajudou a perceber a importância das comunidades na tecnologia e como elas podem ser um espaço de aprendizado e crescimento.

O que faz uma Tech Community Manager? 🔍

Agora, vamos lá! O que faz uma Tech Community Manager? Vou compartilhar minha experiência pessoal, mas lembre-se de que as responsabilidades podem variar dependendo da empresa ou organização.

Principais responsabilidades

Estabelecer, nutrir e administrar comunidades

Minha principal responsabilidade é criar e manter comunidades vibrantes e engajadas. Isso envolve conhecer as necessidades e interesses da comunidade, além de fornecer conteúdos e oportunidades que promovam a participação ativa.

Produção de eventos

Organizo e lidero eventos, encontros e oficinas. Esses eventos são fundamentais para criar conexões entre membros da comunidade e proporcionar um espaço para troca de conhecimento.

Acompanhar, avaliar e comunicar o engajamento da comunidade

Acompanho de perto o engajamento da comunidade, avaliando métricas e feedbacks. Com base nisso, ajusto minhas estratégias para garantir que estamos atendendo às expectativas e necessidades da comunidade alinhado aos objetivos da empresa.

Servir como elo entre a comunidade e a empresa

Sou a ponte entre a comunidade e a empresa, garantindo que as vozes e necessidades das pessoas participantes da comunidade sejam ouvidas e atendidas. Isso inclui levar feedbacks importantes para a empresa e comunicar de forma clara as decisões e novidades para a comunidade.

Aplicar estratégias para impulsionar o crescimento da comunidade

Reconheço e aplico estratégias para impulsionar o crescimento da comunidade. Isso pode incluir parcerias e iniciativas que aumentem a visibilidade e atração de novas pessoas participantes.

Criação de conteúdo

Crio conteúdos relevantes para a comunidade. Também ajudo outras pessoas do time a se engajar na comunidade, por exemplo, criando blog posts ou participando de eventos.

Skills que foram importantes para mim nessa área 💡

Ser comunicativa

A boa comunicação é essencial. Embora eu seja introvertida, desenvolvi habilidades para me expressar bem e lidar com a timidez. Isso me ajuda a me conectar de forma autêntica com a comunidade.

Ter atuado como desenvolvedora

Meu background em tecnologia me permite compreender melhor as necessidades e desafios da comunidade. Isso facilita a identificação com meus conteúdos e a criação de um ambiente de apoio e colaboração.

Conclusão 🤝

Já sabia o que uma pessoa Tech Community Manager faz? Se interessou? Deixe nos comentários! E se você atua na área e tem outras responsabilidades, bora trocar figurinhas aqui e enriquecer esse conteúdo!

Top comments (2)

Collapse
 
jangelodev profile image
João Angelo

Hi Leticia @levxyca ,
Your tips are very useful
Thanks for sharing

Collapse
 
levxyca profile image
Leticia @levxyca

Hello! I'm glad this article helped you understand this area a little better ^^